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Marketing como ferramenta de estratégia - Parte 2

Marketing como ferramenta de estratégia

 Dentro desse cenário complexo, como o Marketing se encaixa? Primeiramente é preciso entender a missão do departamento de Marketing dentro de uma empresa: entender o cenário de mercado, estudando suas diversas interações, buscando assim nichos e oportunidades para desenvolvimento de valor agregado, ao mesmo tempo que alimenta os canais de comunicação e promove inserções junto aos stakeholders, como forma de suporte à equipe comercial e potencialização de novos produtos e soluções.

Se é complexo de ler, mais ainda de se aplicar, porém não é algo difícil de se entender. Basicamente o profissional de Marketing não pode ser um “piloto de excel” ou um “admirador de tabelas”, mas antes deve ser um profundo conhecedor da realidade do mercado em que está inserido. Estar fora do escritório visitando clientes, especificadores e pessoas chave é muito mais importante do que estar admirando números. Contudo, ter uma rotina organizacional e estabelecer métricas a serem comparadas e estudadas também fazem parte do jogo.

É importante entender que o profissional de Marketing não possui nenhum glamour em sua profissão, mas antes é o profissional que não possui horários pré-determinados para iniciar e trabalhar sua jornada de trabalho, pois muitas das vezes precisa estar 06:00 em um aeroporto para visitar um especificador, como muitas vezes estará às 21:00 em uma faculdade para dar uma palestra. Além disto, seu sacrifício muitas das vezes será anônimo, pois com a exceção de seu departamento, seus colegas nunca entenderão seus esforços e muitas das vezes irão ironizar sua rotina externa, com a visão ainda anacrônica de que estar fora do escritório é sinônimo de não estar trabalhando.

O Marketing como estratégia consiste em ter um entendimento 360° do ambiente. Interpretar variáveis tais como mídias digitais e sua interação com diferentes tipos de público, os padrões de consumo de conteúdo e de consumo de soluções. Visualizar o longo prazo das ações é fundamental. Para isto, é importante o profissional de Marketing entender que ele não sabe tudo, mas que ele é apenas o maestro das ações.

A parceria com agências, profissionais e empresas especializadas é fundamental para o sucesso de qualquer jornada. Hoje, com a facilidade em se criar novas soluções e em se comunicar com novos públicos, existe uma infinidade de agências, start ups e hubs de negócios que podem oferecer soluções dinâmicas e de alta qualidade, sendo um caminho mais seguro quando se deseja atuar em nichos específicos, como ocorre normalmente nas missões atribuídas ao Marketing.

Existe um espaço muito grande para ser explorado e estudo, o que escapa à finalidade deste texto introdutório, contudo, o importante é o entendimento da mudança do relacionamento entre os diferentes elementos envolvidos na tomada de decisão para o consumo de determinado produto, serviço e solução e percebendo tal complexidade adaptar nossa interpretação sobre o profissional de Marketing e suas atuações.

Saímos há muito da era do “oi, estou aqui e existo” e já passamos também da era do envio desenfreado de e-mails para nossos clientes. Hoje o Marketing é uma ferramenta de estratégia para interação com o mercado e desenvolvimento de nichos de alto valor agregado. Aqueles que entenderem tal mudança e aplicarem aos seus negócios, certamente estarão à frente dos concorrentes e terão maiores chance de obter sucesso em seus planos de negócios. 




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